
RIO (Rádio Internacional Odemira) é mais do que uma rádio. É um projeto multimédia, que tem uma rádio como coração, emitindo 24 horas por dia, que liga/projeta todas as outras vertentes.
Atividade
A atividade da RIO desenvolve-se na área da comunicação social, resultante de uma necessidade sentida pela dimensão territorial e dispersão populacional do Concelho de Odemira e, também, pela notoriedade que ele tem vindo a ganhar tanto a nível nacional como internacional.
O projeto tem como âncora uma rádio a emitir em contínuo através da internet, inserida numa plataforma que também inclui podcasts, material em vídeo e, em breve, textos e um arquivo de imprensa, nacional e internacional, abrangendo uma grande variedade temática.
Justificação
A inexistência de um meio de comunicação diário no concelho de Odemira tem como consequência a deficiente divulgação de atividades e acontecimentos. Tal é um obstáculo à criação de um verdadeiro sentimento de pertença e de união entre a população local, formada por uma grande diversidade étnica e cultural.
O facto de residirem no concelho pessoas de nacionalidades muito diversas, torna a sua integração na comunidade um aspeto essencial para a harmonia social, geradora de paz social garantida pela compreensão e aceitação do outro. Esta diversidade é, por outro lado, um enorme potencial para o Concelho de Odemira, pois pode constituir um ponto de partida para uma multiculturalidade que poderá servir de exemplo de que o respeito e a solidariedade são possíveis e desejáveis.
O nome dado ao projeto, RIO – Rádio Internacional Odemira, inspira-se no princípio “pensar global, agir local”, e, assim, a sua intervenção na realidade local partirá da análise da realidade global.
Neste sentido, num mundo marcado problemas de integração, focos de tensão e violência, a aceitação e integração harmoniosa de quem decide fixar-se no Concelho de Odemira, é um contributo importante para um concelho marcado por uma forte desertificação humana.
Essa integração parte da divulgação, que será feita, da cultura e dos contributos que as diversas comunidades estrangeiras podem trazer ao desenvolvimento do concelho, não só económico, mas também social e cultural.
Outro aspeto relevante do projeto é a colaboração estreita que se pretende com os Agrupamentos de Escolas do concelho, em especial, devido à sua proximidade com o de Odemira.
Pretende-se trabalhar com as comunidades escolares, aproveitando as experiências e saberes de pais e encarregados de educação, sobretudo em duas áreas, a educação para os media e a educação ambiental, unindo-as através da produção e realização de materiais audiovisuais em todos os níveis de ensino que reconheçam, valorizem e defendam a riqueza ambiental, não só da zona integrada no Parque Natural, mas de todo o concelho.
Produtos/Serviços
O trabalho desenvolvido no projeto materializar-se-á na produção e realização de programas e rubricas em formato áudio, documentários e outros materiais em vídeo.
Estes materiais vídeo e áudio farão a divulgação das atividades e projetos da comunidade, da história e cultura locais, com particular atenção à recolha de memória oral, e da riqueza natural de um concelho inserido numa paisagem única e protegida.
A publicação de livros, nas áreas da educação, das artes e do ambiente, será ponderada, pois a sua viabilidade depende dos apoios obtidos.
O arquivo de imprensa, com documentos em português, espanhol, inglês e francês, organizado por temas, pretende servir de material de pesquisa, de qualidade reconhecida, para trabalhos escolares e informação do público.
Objetivos